data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: FGF, divulgação
Luciano Hocsman, presidente da FGF
O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, garantiu a segurança dos protocolos de retomada de público na Divisão de Acesso e elogiou o trabalho do Inter-SM para receber os torcedores na partida desta sexta-feira, contra o Guarani-VA, no Estádio Presidente Vargas. Em entrevista ao jornalista Rafael Favero, na Rádio CDN, o mandatário também disse que os jogos atrasados da 7ª rodada de Inter-SM e São Gabriel, adiados pela chuva na última semana, serão realizados entre 21 e 22 de setembro.
Hocsman enfatizou a segurança dos protocolos, que passam por avaliação na 7ª e 8ª rodada. Atualmente, é permitida ocupação máxima de 800 pessoas por jogo nas arquibancadas, mas o número será reavaliado:
- Por uma situação de cautela e responsabilidade, chegamos a esse número de 800 pessoas, por entender necessário fazer uma avaliação desse primeiro passo. Depois, vamos fazer uma nova avaliação e verificar se é o momento de permitirmos um aumento maior da capacidade dos nossos estádios até chegar ao número de 2,5 mil autorizado pelo governo - explica Hocsman.
Três atletas de Santa Maria competem no próximo sábado no Campeonato Gaúcho de Muay Thai
O presidente também elogiou a preparação alvirrubra para receber torcedores. A partida, marcada para esta sexta-feira, começa às 15h.
- O presidente Jauri já me mandou uma foto do Estádio Presidente Vargas com uma pintura demonstrando o distanciamento que o torcedor tem que observar. Acredito que vá ocorrer tudo bem em Santa Maria - disse Hocsman, que enfatizou a necessidade do uso de máscara, do distanciamento e de que todos os torcedores permaneçam sentados.
ORGANIZAÇÃO
Até então, boa parte dos jogos da Divisão de Acesso aconteciam em horários e dias da semana "alternativos". Isso foi pensado pela FGF para diminuir jogos simultâneos e potencializar a audiência da FGF TV, que transmite todos os jogos, já que não havia presença de público.
Começo do Campeonato Gaúcho Sub-20 é adiado
- Os clubes acordaram em fazer o jogo às 15h, também pois muitos estádios não possuem iluminação artificial. Para aqueles que possuem, fazer jogo à noite sem público, gerando ao clube custo da iluminação, é algo que foge a razoabilidade financeira e de gestão - explicou Hocsman.
A partir da liberação, os horários alternativos serão abandonados, principalmente durante a semana, para facilitar o acesso do público aos estádios.
RIOGRANDENSE
O Riograndense está inscrito no Estadual Sub-20, que teve o início adiado por conta da falta de liberação de parte de estádios que seriam utilizados no torneio. O presidente da FGF garantiu que o Estadual não será cancelado:
- A competição não será cancelada. Mas ainda que seja uma competição de base, os estádios precisam ter o mínimo de documentação que libere as partidas, os alvarás - declarou.